segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Praga; Bratislava - Retrospectiva

ei pessoal, para quem tem interesse em saber, meu dedo agora está 100%, um pouco feinho (feio), mas está melhor. temos que atualizar esse blog né, mas é que o tempo que temos livres queremos dormir e descansar. agora estamos em Budapeste, Hungria, chegamos as 14h, fizemos check-in e fomos dar uma volta na cidade, mas antes tenho que atualizá-los sobre o que rolou nos últimos dias.
Ah Praga, que cidade maravilhosa, o caminho do médico eu já sabia muito bem, e enquanto eu andava no 'tram' (uma espécie de bondinho que tem em todas as cidades que passamos) eu só conseguia pensar em Milan Kundera e a "Insustentável leveza do ser", com vontade de perguntar para as pessoas mais velhas (que aliás, por aqui são muito ativas) sobre como era o país durante a União Soviética (sovietic significa união em uma só ideologia). fiquei praticamente um dia e meio dormindo, por isso resolvemos estender nossa estadia por praga por mais um dia, o que valeu muito a pena. Acidade parece ser bem movimentada culturalmente, mas eu não falo tcheco, então... mas visitamos uma exposição sobre Modiglini, bem interessante
a moeda de praga é a coroa, 1 euro = 24 coroas, as coisas aqui são bem baratas, o que eu não imaginava.na Old Town tem uma tal de Charles Bridge, ponte construída lá pelo séc. XIV, por esse tal de rei Charles que construiu vários castelos e monumentos e fez da região da bohemia o centro da europa daquela época (ou algo parecido), e por falar em bohemia, a cerveja daqui é muito boa, elisa que o diga, porque eu só pude provar um pouco, antibióticos. na vila que esse tal de Charles construiu é muito lindo, de uma riqueza fascinante (calma que depois tem as fotos para provar). do lado da Charles Bridge tem uma casa noturna muito conhecida, em inglês, five floors, porque ela tem 5 andares. e meninas aquela boate é o paraíso na terra, a proporção é de 10 homens para cada mulher, nunca tinha visto isso na minha vida, principalmente em vitória, que a proporção é o contrário, dava para escolher altura, idade, cor, nacionalidade, etc. e com exceção dos brasileiros, todos muito educados, é triste ter que dizer isso mas é verdade. a festa estava tão boa que a gente chegou no hostal as 7 da manha (ainda escuro é claro), sendo que o check-out era as 10h e a gente ainda queria filar o café da manha, quer dizer, nem deu pra dormir, mas valeu a pena cada segundo, pra completar a noite, enquanto voltávamos de metô eu achei 200 coras no chão, o que equivale a mais ou menos 8 euros, ihe!!!garantimos uma refeição. fizemos o check-out, as 10h e o ônibus para Bratislava sairia as 15h, e eu e elisa na maior cara de pau dormimos na recepção do hostal, a elisa mais contida dormiu sentadinha e eu esparramada pelo sofá, mas eu num estava nem me importando, o cansaço era muito grande e em algumas horas nós estaríamos fora dali. pegamos o metrô até a estação de ônibus, vale ressaltar que em nenhum dia pagamos pelo 'tram' nem pelo metro, mas é que não tinha nenhum cobrador no meio do caminho, rs, a gente sabia que tinha que pagar em algum lugar, mas qualquer coisa eramos apenas turistas desentendidas, rs. no ultimo dia um espanhol que mora em praga a um mês disse que tivemos sorte em não sermos parada pela fiscalização, que todo mundo por lá paga e tal, dissemos que isso jamais funcionaria no brasil, e ele: 'en espanha tan poco', esse sangue latino.
enfim, de praga à bratislava foram 4h e 30min de viagem, e deu pra dormir mais um pouco. chegamos no hostal por volta das 20h, sem paciência para sair, cansadas, a elisa lavou roupa e eu fiquei na cama morgando.
no outro dia fomos comprar passagens para budapeste e depois uma volta pela cidade, que aliás, em 3h deu pra ver a cidade toda, é uma cidade pequena, e ao contrário do que pensávamos, bratislava não é uma cidade obscura, aliás e a cidade mais branca que já visitamos, e a unica cidade que estivemos que tinha sol, um sol que meio-dia estava me fazendo arrancar todos os casacos, po, esqueci meu biquíni, rs.
voltamos cedo para o hostal, por lá tem um bar no subsolo inspirado no filme do tarantino 'albergue', e tinha uma mesa de totó, a gente ficou jogando um pouco e depois descansamos. no outro dia (no caso, hoje) as 11h pegamos o ônibus para budapeste, 2h e 30min de viagem.
"eu pensei que budapeste fosse cinza, budapeste é amarela" chico buarque 'budapeste', é chico, eu também me enganei, pensei que budapeste fosse uma cidade pequena, mas é enorme, com direito a transito e tudo.


o tal do 'tram'


a cerveja boa


modigliani


Charles Bridge





Charles Castel


a tal da boate five floors

4 comentários:

Unknown disse...

You guys always seem to sit in empty (or almost empty) bars. What's the deal with that? :D

Unknown disse...

Tem um carinha ali atras de olho hein..... rsrs
tb né? duas gatas dessas

Unknown disse...

camiilllllllllla...
Sou eu Patrícia, tudo bem?
adorei as fotos, massa a exposição de modigliani...saudadeeeee aparece qd voltar...
beiiiiiiiiiiijos...

Rodrigo disse...

Jura que aí tem um bar inspirado no "albergue"? Menina, podia ser o próprio albergue do filme! tsc, tsc, vocês brincam com a sorte... falando sério, Praga deve ser sim bonita demais. E uma beleza construída, erguida por mãos e tal, o que me atrai muito mais. Já Bratislava... é tipo a Transilvânia, eu passava longe só pra não dar chance, né? rsrs Beijos enormes! Cuidem-se!