terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Helsinki, -10º

chegamos dia 25-12 as 23:55, tudo ocorreu normal, nenhum atraso, nenhuma ceia de natal, saimos de vitória-es dia 24-12 as 16:30 direto para são paulo, tempo de fazer check-in e dar uma volta no aeroporto, eu e elisa inventamos uma nova modalidade, maratona de aeroporto, é que a gente sempre fica zanzando pra lá e pra cá, depois 11 horas de viagem até o aeroporto de amisterdan, nenhum grande impacto, conhecemos alguns brasileiros no voo que viajavam para destinos diferentes, alguns para o cairo, outros para espanha, suiça, e nós duas doidas pra Finlandia 'what the hell are you gonna do there?'... mas todos muito simpáticos com duas meninas brasileiras... é bom ser amado em todo lugar que se vá... e quem não gosta... como dizem por ai 'fuck the hell'... comprei uma máquina canon, modelo antigo no free shop de amisterdan, o cara que nos atendeu já esteve no brasil duas vezes... po, legal.
um amigo no qual ficaríamos hospedadas em sua casa foi nos buscar de carro... neve, neve, neve... precisa dizer mais alguma coisa?... neve. conversamos um pouco e fomos descansar, passamos o dia 26 dormindo, conversando e comendo, comida tipica de natal aqui... pure de batata doce, pure de cenoura, pure de alguma coisa que não conseguimos identificar o que é, e porco, a coxa do porco... tirando os pures, o porco é bem gostoso, ah vai, o pure é gostoso também.
ontem (27-12) fomos dar uma volta pela cidade de helsinki, menos 8 graus. aqui amanhece as 10 da manhã e as 16 já está escuro, mas eu gosto da luz da cidade com toda essa neve, é claro que você acaba dormindo de mais porque é 'sempre' noite, mas pra quem costuma ter insônia isso é uma boa coisa. o pessoal aqui disse que não é normal nevar nessa época do ano, que geralmente a neve cai no final de janeiro, mas que nos ultimos dois anos está assim... essas mudanças globais que já estamos acostumados a ver por ai... a principio por mim tudo bem ver neve agora, é (foi) minha primeira vez... não ia aguentar esperar mais tempo, mas no fim das contas não é nada de mais, eu sempre soube disso.
o local onde estamos é um pouco afastado do centro da cidade, mas o sistema de transporte aqui é foda... trem, bonde, metro e ônibus, você paga 2,50 euros e ele serve para qualquer transporte por uma hora e meia. fomos de trem e bonde, voltamos de ônibus, eu elisa e joonas, outro amigo, o trem fica a 10 min da casa onde estamos. ok. vamos sair de casa, duas calças legging, uma calça jeans,duas meias, uma bota, camisa segunda pele, camisa normal, casaco, e casacão de frio, luvas e gorro. ok. se vc for sair de casa a menos 8 graus certifique-se de não irá passar mais de meia hora na rua.... puta que pariu... não importa quantos agasalhos você use, suas extremidades sempre irão congelar, a parte que não dá pra cobrir, nariz, boca, olhos, congelam e não há o que fazer a não ser correr para o shopping mais próximo e se esquentar, bem, uma dica, eu fiquei cantando para ajudar e funcionou, elisa não conseguia nem falar tadinha, porque dói pra caralho, a outra dica é andar com um pouco de alcool bem forte na bolsa, um gole sempre ajuda.
nós fomos ver o mar, ele tava congelado, rsrsrsrs, um outro amigo que conhecemos aqui e eu esqueci o nome, disse que é porque o mar daqui não é muito salgado, por isso congela, eu acreditei, o que há de fazer.
cara eu quis tirar muitas fotos para registrar tudo... mas puta que pariu, minha mão congelou... literalmente congelou, ela ficou atrofiada, envergada que nem quem tem aquela doença que enrijece os ossos que eu não sei o nome, e dói pra caralho, eu fiquei pulando, cantando e batendo palma que nem uma doida na rua... mas eu juro que fiquei com medo de perder minha mão, se alguém pegasse nela eu tenho certeza que ela iria quebrar.
comemos em um shopping, em um fast-food típico daqui, salada, uma pedaço de carne e batata-frita.
encontramos silia (uma menina finlandesa que fez intercâmbio no brasil e ficou na casa da elisa) e o namorado dela... pessoas gente boníssima. saimos de lá e fomos a um bar-café bem bonito e comemos um pão com canela, bom também, mas eu já estava empazinada. tomamos uma cerveja, 5 euros, e voltamos pra casa dormir.

ai vão algumas fotos:


na estação de trem

eliseu amor meu na estação de trem

no trem, joonas e elisa


c'est moi no trem



bondinho


parque
galera, esse é o mar na finlândia

no café
pão de canela

cerveja

Camila B.

7 comentários:

Mari disse...

Camila...adorei seu relato, e realmente iria te perguntar como era a comida?bjosss...Mari Lemos

Tatiana Mancebo disse...

Meninas, ri demais.. Camila, guria, te vi pulando, cantando e batendo palmas..rsrs. Bitocas.

Stella Lira disse...

Ai, meu coraçãozinho.....
Chorando e rindo igual uma pamonha ao ler o post.
Saudades saudades saudades...
kkkkk, também consegui visualizar camila pulando, cantando....
muito bom.
bjobjobjo

Estevão Modolo disse...

Me amarrei na foto do mar. E quem disse que água salgada não congela?

Congela sim uai!!!!!!

Camila e Elisa disse...

po estevao valeu pela informacao!!!!
'e pra isso que eu tenho amigos fisicos!!!
camila

Carla Larica disse...

muito bom!!!

nuvem disse...
Este comentário foi removido pelo autor.